Demo-cracia

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.

A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.

Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. 

Domingo, dia 07 de outubro de 2018 o País participou desta “chamada “festa da democracia”, onde milhares foram aos pontos de votação em todo o mundo para escolher os representantes que ocuparão o legislativo e executivo dos próximos 4 anos (8 no Senado) aqui no Brasil; Quando digo em todo o mundo, é porquê muitos brasileiros residentes em outros países também tem o direito ao voto secreto, neste caso apenas para o cargo máximo do executivo, que é, o Presidente.

No Brasil, de 2 em 2 anos nós temos eleições:

De 4 em 4 anos são realizadas as eleições de cunho federal/estadual:
Executivo: Presidente (Federal)
Legislativo: Senador (Federal)
Executivo: Governador (Estadual)
Legislativo: Deputado Federal e Deputado Estadual

2 anos após as eleições para os cargos federais e estaduais, acontecem as eleições para os cargos executivo e legislativo de cunho municipal:

Executivo: Prefeito
Legislativo: Vereador

De 4 em 4 anos estes cargos também tem novas eleições.

Quem pode se candidatar?
De modo geral, qualquer cidadão brasileiro maior de idade com registro eleitoral em dia pode se candidatar aos cargos. Porém, alguns cargos exigem idade mínima para a disputa eleitoral, são eles:

Presidente e Vice: é preciso ter 35 anos completos até a data da posse.
Governador e Vice: é preciso ter 30 anos completos até a data da posse.
Senador: é preciso ter 35 anos completos até a data da posse.
Deputados: é preciso ter 21 anos completos até a data da posse.
Prefeito e Vice: é preciso ter 21 anos completos até a data da posse.
Vereador: é preciso ter 18 anos completos até a data da posse.

Além disso, para se candidatar é necessário se filiar a algum dos muitos partidos políticos existentes pelo menos um ano antes da eleição e residir na localidade onde vai concorrer ao cargo.

Bom, passado este breve resumo, o que nós temos no Brasil?
Urnas Eletrônicas… óoooohhh?!!!

Pois é, o Brasil é um dos pioneiros com o uso da tecnologia, que com certeza é super necessário, já que, em pleno século 21 contabilizar votos a mão é um retrocesso… porém, as urnas trazem sobre si uma série de desconfianças e até mesmo acusações… O fato de não ser possível auditar o resultado e abrir as possibilidades para outras empresas realizarem testes de seguranças mais amplas, trazem ainda mais suspeitas sobre a mesma… No resultado destas últimas eleições foram contabilizadas centenas de reclamações e suspeitas de fraudes e erros, tudo registrado com vídeos, boletim de ocorrência e depoimentos dos eleitores nas mídias.

Enfim, isso deve ser investigado, pois traz a memória aquela frase antiga:

“Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa.”

Joseph Stalin

Então, como estamos em uma de-mo-crá-ci-a… 
E com isso, tende-se a acreditar que o povo é soberano e por conta disso, o resultado das urnas é soberano, o minimo que esperamos é que sejam respeitados os votos de cada um.

Aqui no Brasil,  teremos um segundo turno no campo federal em 2018, sendo com os dois candidatos que tiveram as campanhas mais atípicas que já se viu… Jair Bolsonaro do PSL praticamente realizou sua campanha na reta final do Hospital Albert Einsten, onde realizou cirurgias delicadas e se recuperou da tentativa de homicídio no dia 07/09/2018 em Juiz de Fora, e o outro candidato (pasmem), é Luiz Inácio Lula da Silva, que encontra-se preso na sede da Policia Federal em Curitiba, condenado à 12 anos de prisão e que tentou até as últimas consequências sair como candidato,  o que foi rejeitado pelo STF segundo a lei que o mesmo havia assinado quando presidente, a Lei da Ficha Limpa (Lei complementar nº. 135 de 2010) como resultado do indeferimento, saiu o ex ministro da Educação do Governo Lula – Fernando Haddad como candidato do PT, porem, confesso e claramente sendo conduzido e instruído pelo ex-presidente de dentro da prisão, então nós temos dois candidatos conduzindo as campanhas, um do hospital e o outro do presídio, hilário não?!


Ah, e a Surpresa em Minas

Depois das pesquisas Ibope e Data-Folha dizerem que teríamos Anastasia e Pimentel no segundo turno, o novato Romeu Zema do Partido Novo chegou atropelando e ficou em primeiro lugar com 42,73% dos votos válidos… Indo ao segundo turno com o candidato Antônio Anastasia do PSDB que recebeu 29,06% dos votos… pelo visto os tucanos vão ter que rebolar… Seria o início do fim da velha política?

O atual Governador Pimentel da adeus ao cargo, deixando um rastro de atrasos salariais e sucateamento do estado, mas, como sempre, culpando o Governo Federal (Michel Temer) por todas as mazelas e irresponsabilidade com o governo de Minas, e com o velho discurso do “golpe”… mas, sem citar que o atual presidente era vice do seu partido! (estamos de olho hein?!).

Outra notícia que não pode faltar é a derrota estrondosa da senhora Dilma Rousself (ex “presidentA” da republica que perdeu seu cargo no impeatchment) e que veio pra Minas Gerais com a ideia de ganhar as eleições para o Senado e retornar a vida pública, como se mineiro fosse um bicho bobo… já que o presidente do Senado Renan Calheiros e o presidente do STF Ricardo Lewandowski na época rasgaram a Constituição, concedendo a ela direitos políticos (o que a constituição negava)… mas, também, diferente do que apontava as pesquisas do Data-Folha e Ibope, ela que sempre aparecia em primeiro lugar, não chegou nem em terceiro, ficando em quarto, perdendo as duas vagas para Rodrigo Pacheco e Carlos Viana. Bom, parece que estamos livres de discursos estranhos e incompreensíveis pelo menos por enquanto.
Neste caso, só basta dizer: -Tchau Querida!

Bom, e pra finalizar, agora é segundo turno e tanto nós em Minas, como em outros estados acontecerá novas eleições dia 28/10/2018 onde escolheremos o próximo Presidente da Republica que conduzirá o País pelos próximos 4 anos, assim como os estados que tiveram segundo turno deverão escolher  o próximo Governador (ou reeleição).

Sendo assim, anotem o nome dos candidatos que você ajudou a eleger com o seu voto e participe do mandato dele, cobrando, investigando, opinando… seja via internet ou indo até seu gabinete…
Precisamos mudar nossa postura!
Ser envolvido com a política só no período de eleição não ajuda!

Agora, se o candidato que você apoiou ou apenas votou, não ganhou… lembre-se, que ainda assim (mesmo sendo o candidato de alguém) ele estará ali para também te(nos) representar, então, não basta lavar as mãos e achar que não deve participar, este candidato que foi eleito representa a cada um de nós (querendo ou não) e ele não é um patrão, ele é um empregado, já que o salário dele é pago por cada um de nós, os contribuintes… então, viva o dia-dia da política no seu país, pois é nela que são criadas as leis e impostos que todos nós não temos como fugir, e isso é a democracia, onde a vontade soberana da maioria acaba representando todos no país, estado, cidade… Político não é só pra colocar luz na sua rua, te dar uma camisa com um agrado, etc… Ele é um representante a serviço da população.

Ah, e sobre esta representatividade, vou falar em um outro artigo, pois é bem verdade que alguns candidatos não representam em nada o que nós acreditamos e valorizamos, (percebe aí a necessidade de participar agora?).

Enfim, se quiser, deixe qualquer comentário, opinando sobre o que acha…
Eu peço a Deus que te abençoe.
E que viva a democracia!

Wagner Gonçalves

»